Certificado digital por videoconferência - conheça as novas regras que vieram facilitar a sua vida.
Em 2020 vivemos tempos tão difíceis, com tantas preocupações, principalmente com a sua saúde, ocorreram mudanças para facilitar a sua vida no quesito de emitir o seu certificado digital de maneira mais prática e segura, sem sair do conforto de sua casa ou local de trabalho.
Novas regras estão vigentes à partir do mês de Março de 2021, pensando em você, na sua saúde, e em todos aqueles que estão envolvidos no mercado de trabalho. Veja se você se enquadra e aproveite as novas facilidades para emitir seu Certificado Digital e agende seu atendimento conosco na Link Forte!
Quais são as regras?
De acordo com a Instrução Normativa nº 05 de 22 de Fevereiro de 2021, será possível efetuar o Certificado Digital por videoconferência em qualquer modalidade (e-CPF, e-CNPJ, etc), incluindo a primeira emissão. Porém, é necessário que se atenda ao menos um dos seguintes requisitos*:
Primeiro Certificado Digital (qualquer modelo): o requerente precisa possuir sua CNH com registro digital (QR Code) junto ao DENATRAN. A base de dados do DENATRAN, que é gerida pela SERPRO, é considerada uma das Bases Oficiais Nacionais para conferência de dados biométricos.
Nova Emissão (já possui certificado anterior na base de dados da emissora): Caso já possua um Certificado emitido, confirmaremos se você possui dados biométricos cadastrados junto à emissora, para que a “renovação” possa ser efetuada por videoconferência.
*Também é necessário um celular ou computador com câmera com uma resolução acima de 4mp e uma conexão 4G ou acima, devido a qualidade necessária para a transmissão e conferência biométrica via foto durante a videoconferência.
Caso você não se enquadre em nenhum destes casos, se fará necessária uma emissão presencial em nosso local de atendimento (ou podemos ir até você, consulte a disponibilidade e valores do nosso serviço in company) para que possamos cadastrar seus dados e documentação de forma que, na próxima emissão, você se enquadre na opção de clientes aptos a reemitir um certificado via videoconferência.